São Paulo proíbe uso de canudos plástico - NWR do Brasil

São Paulo proíbe uso de canudos plástico

Estabelecimentos devem substituir os canudos de plásticos por canudos biodegradáveis. Multa para quem descumprir a norma pode chegar a R$ 5,5 mil

São Paulo passa a ter fiscalização mais rigorosa a partir deste ano sobre a distribuição e comercialização dos canudos de plástico. Com a nova lei os canudos de plásticos devem ser substituídos por canudos de papel biodegradável.

A fiscalização será feita pelo Procon-SP e a multa pode chegar a R$5,5 mil.

De acordo com o governo d estado, 50% do valor arrecadado com as multas será direcionado ao Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, e a outra metade será direcionada ao Procon SP para programas de educação, prevenção e fiscalização relacionado ao consumo sustentável.

Consumo Consciente

O Instituto Akatu divulgou recentemente estimativa que mostra que o consumo de canudos de plástico é desnecessário e repercutiu as desvantagens para o Planeta.

Segundo o estudo, se fossem empilhados os canudos de plástico consumidos pelos brasileiros em um ano, seria possível construir um muro de 2,10 metros de altura e 45 mil quilômetros de extensão, o que daria uma volta completa na Terra.

Além de ser desnecessário, canudos de plástico trazem prejuízos para consumidores, para o meio ambiente e para o meio ambiente.

Segundo uma estimativa do Fórum Econômico Mundial, existem 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos e caso o consumo siga no mesmo ritmo dos números atuais os cientistas preveem que haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos até 2050.

Deixe um comentário