A lei que proíbe a distribuição e fabricação de canudos de plástico já está em vigor em todo o estado de Santa Catarina, mas a exigência na hora de consumir o produto vai depender muito da atitude da população.
Isso porque muitos estabelecimentos ainda não se adequaram a nova norma e ainda utilizam produtos de plástico em seus estabelecimentos. A lei que proíbe o fornecimento de canudos de plástico, exige que os estabelecimentos troquem o produto por canudos biodegradáveis.
Os vilões do oceano são responsáveis pela morte de mais de 100 mil animais marinhos por ano. Além disso, o descarte irregular do produto prejudica o meio ambiente e a saúde do homem.
O canudinho de plástico está proibido em quiosques, bares e restaurantes. Por isso, se você for a praia neste verão peça canudos de papel. Além de mais resistentes eles são biodegradáveis, o que significa que se decompõe em até 6 meses na natureza, sem prejudicar o meio ambiente, enquanto o canudo de plástico leva mais de 400 anos para se decompor.
A multa prevista para o estabelecimento que descumprir a lei pode chegar até R$ 3 mil.